sábado, 1 de agosto de 2009

O "PRÉ-CONCEITO"

Essa semana, o repórter Danilo Gentili do CQC, foi alvo de suposto racismo ao fazer uma piada em seu perfil no site do twitter. Tal fato gerou polêmica, discussões e questionamentos.

O que é o preconceito? Conceito ou opinião antes de ter o conhecimento adequado. Deste modo me pergunto, caso a pessoa de RAÇA negra (cito este caso por causa do parágrafo acima), se ofenda com uma brincadeira, ou com qualquer algo do tipo, ela mesmo não estaria inserindo preconceito em si próprio?

Os negros deveriam se orgulhar mais de sua raça, suas origens são impressionantes e fazem parte da história. A cada dia conquistas acontencem pela população desta raça tão fascinante, não há diferença entre o ser humano, e o próprio negro deveria ter consciência, deveria se valorizar mais, pois muitas vezes o preconceito está na cabeça da própria pessoa que o sofre (não se pode generalizar).

Qualquer tipo de racismo é deplorável, vejamos o significado da palavra RACISMO, Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais, caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça.

Entretanto, o preconceito faz parte do ser humano, não sejamos hipócritas, tirar conclusões de qualquer coisa que seja, antes de conhecer os fatos, não é algo absurdo. o preconceito pode ser pensado, o que não faz com que o erro seja menor ou maior. É claro que toda opnião deve ser formada após o conhecimento dos fatos, mas o conceito pode transformar-se, nenhuma opnião será sempre a mesma sobre um determinado caso. O que estou tentando esclarecer, é que as pessoas têm o costume de confundir as palavras, ou de associá-las, o que faz com que frases e palavras tomem proporções muitas vezes erradas, polêmicas.


Jamais apoiarei o racismo, pois qualquer que seja a distinção entre os seres humanos, está errado. Racismo não está associado apenas as raças e sim das diferenças em geral, do pensamento de superioridade.

Portanto, o preconceito de raça, cor, etnia, religião e etc, pode ser caracterizado como racismo, mas o preconceito como já a própria palavra demonstra, nem sempre se caracteriza o racismo.

No fim, o ser humano deve ser tratado como ser humano! Independentemente de qualquer coisa!

Nenhum comentário: